Energia Eólica: o que é, vantagens e o que a Diprofiber oferece para o segmento

Energia limpa e renovável ganha cada vez mais destaque no segmento em território brasileiro

A energia eólica nada mais é do que a energia cinética contida nas massas de ar, ou seja,  vento que pode ser transformado em eletricidade com uso de aparelhos específicos. 

O uso da energia eólica é muito mais antiga do que se imagina, desde a antiguidade, os barcos eram guiados pela força do vento em suas velas, os moinhos e bombas de água funcionavam da mesma maneira com a geração de energia por meio do vento.

Na década de 70 a energia eólica ganhou força devido a crise do petróleo na época, portanto, para evitar a escassez dessa matéria-prima, iniciou-se a busca por energias alternativas. 

Vantagens e desvantagens da energia eólica

O principal diferencial da energia eólica é o fato dela ser uma energia limpa e renovável, ou seja, não emite resíduos e gases poluentes ao meio ambiente. Além de ser uma fonte de energia com matéria-prima inesgotável e sem custo. A instalação é feita em menos de seis meses.

Entre as desvantagens da implantação da energia eólica podemos destacar a poluição visual e sonora devido ao funcionamento dos equipamentos. As variações do vento em determinadas épocas do ano nem sempre permite a produção da eletricidade necessária em determinado local.

Matéria-prima Diprofiber

No segmento de energia eólica, a Diprofiber oferece uma linha completa de matérias-primas destinadas aos processos de Infusão e RTM, com destaque para as fibras de vidro: mantas conformáveis, mantas de filamento contínuo (CFM), tecidos multiaxiais e unidirecionais. Além de materiais de núcleo e consumíveis, utilizados para o processo de infusão em carenagens de naceles e pás.

A Diprofiber também disponibiliza os materiais de núcleo na forma de kits pré-cortados, de acordo com o dimensional dos projetos solicitados. O departamento de usinagem dispõe de equipamentos e recursos capazes de otimizar a montagem destes materiais, aumentando a eficiência e reduzindo ciclos de produção.