Conheça o CorePlate®: nova solução em painéis para implementos rodoviários

Painel CorePlate®

Os painéis estruturais CorePlate® substituem outros materiais utilizados em carrocerias de caminhões graneleiros proporcionando inúmeros benefícios.

O CorePlate® é um painel estrutural desenvolvido pela Diprofiber que vai revolucionar o mercado de implementos rodoviários. Lançado no segundo semestre de 2020, a linha foi apresentada ao mercado já no ano de 2019, durante a Fenatran, considerada a maior feira do setor no Brasil. 

A ideia surgiu após estudos de mercado que indicavam uma necessidade do segmento de implementos por uma maior eficiência dos seus equipamentos frente a demanda por melhorias na cadeia logística.

O conceito do produto é um painel sanduíche, com núcleo composto por um material termoplástico revestido por duas faces em fibra de vidro. As chapas de fibra de vidro possuem diversas opções de acabamento e cor, podendo inclusive já serem preparadas com aditivo resistente à luz solar (UV).

O principal objetivo do produto é substituir outros materiais mais pesados que são tradicionalmente usados no mercado, em tampas laterais e pisos das carrocerias graneleiras. Pensando nisso, realizamos um comparativo entre os materiais mais utilizados do mercado, sendo estes: compensado naval, chapa de aço e alumínio composto (ACM). Confira!

Comparação com o compensado

O compensado, nada mais é do que a junção de várias lâminas ímpares de madeira, compactadas e coladas através de uma resina de base fenólica. Este material quando aplicado em implementos rodoviários, apresenta diversos pontos negativos, como nós e veios que dificultam o corte e acabamento; além da durabilidade e vida útil que são muito reduzidas em função da baixa resistência à água; requer manutenções frequentes; contribui para o desmatamento e, ainda, é um material muito pesado.

Já os painéis em CorePlate® são produzidos sob alta tecnologia e podem substituir tampas laterais e pisos de carrocerias graneleiras. São leves e facilitam a montagem e fabricação dos implementos. Além disso, sua estrutura em “sanduíche”, que consiste basicamente na união de duas faces ou substratos de revestimentos finos e resistentes, interligados por meio de um material de núcleo leve e espesso, possibilita a construção de estruturas rígidas, leves e altamente duráveis. É resistente à água, à corrosão, ao impacto e ainda tem a opção de acabamento externo com proteção UV.

Comparação com o ACM 

Painéis em ACM (da sigla em inglês Aluminum Composite Material que, em português, significa Alumínio Composto), são formados por duas chapas de alumínio e núcleo de polietileno, sendo mais utilizados em fachadas comerciais e revestimentos arquitetônicos. No entanto, este material também é muito aplicado em implementos rodoviários, mas devido às diferenças entre as ligas utilizadas por diferentes fabricantes, pode implicar em desempenho inferior quanto à resistência mecânica e à corrosão. Além disso, para reduzir o peso da estrutura, os painéis precisam ter espessura mais fina, o que impacta diretamente na resistência do material já que, com o tempo, o torna suscetível a apresentar deformidades e danos irreversíveis.

A linha de painéis CorePlate® da Diprofiber foi pensada exclusivamente como uma solução para implementos rodoviários. Todas as suas características tem como foco a durabilidade e alta resistência, diminuindo a necessidade de investimento em manutenções frequentes, além de representar maior sustentabilidade. Ao substituir painéis de outros materiais, o CorePlate® diminui o peso da estrutura e, consequentemente, o consumo de combustível.

Para se ter uma ideia, um painel CorePlate® pode chegar a pesar cerca de 35% a menos do que um painel fabricado em ACM (6mm).

Comparação com os painéis tradicionais do mercado

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de painéis para implementos rodoviários no mercado. No entanto, a maioria desses materiais não foi pensada especificamente para a aplicação em transporte rodoviário, impossibilitando a utilização em toda a estrutura de uma carroceria graneleira, como pisos, laterais ou tampas.

Em contrapartida, o painel em CorePlate® pode ser utilizado em praticamente toda a carroceria, para diminuir o peso líquido da estrutura, possibilitar o transporte de mais carga ou a redução do consumo de combustível por viagem. Retomando todos os diferenciais e benefícios que o CorePlate® proporciona, podemos listar:

• Resistência à água;

• Resistência à corrosão;

• Resistência ao impacto;

• Opção com acabamento externo com proteção UV;

• Agilidade na montagem;

• Redução nos custos de manutenção;

• Sustentabilidade;

• Vida útil prolongada.

Agora que você já conhece as vantagens e benefícios dos painéis CorePlate®, invista nesse material junto ao seu implemento rodoviário. Entre em contato conosco para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *