O que são os materiais compósitos?

Saiba como os compósitos beneficiam os diferentes tipos de mercado

Os materiais compósitos consistem em duas ou mais fases físicas distintas em que, pelo menos uma delas apresenta característica filamentar e envolta em uma fase contínua denominada matriz polimérica (ligante), com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade.

Os materiais compósitos são muito utilizados em diversos ramos da indústria. e estão presentes tanto nos componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos, quanto em estruturas dinâmicas ou estáticas. 

Dentro das características mais importantes destes materiais que podemos citar , estão o baixo peso ou densidades específicas, resistência à corrosão e alta resistência mecânica à fadiga.   

Materiais compósitos: Confira alguns exemplos

Existem na natureza diversos exemplos de materiais compósitos, entre eles a madeira (fibras de celulose e hemicelulose envolvidas por uma resina natural denominada lignina) e o grafite. Já nos polímeros e cerâmicas as fibras de vidro, carbono, orgânicas, ou silício, entre outras) são as principais fontes de matéria-prima para concepção final do material composto.

Materiais compósitos poliméricos: Onde são aplicados?

Aeronáutica e Aeroespacial: aviões, foguetes, satélites;

Naval-Náutica: Iates, Lanchas, veleiros e  jet-ski;

Automotivo: carros, caminhões e ônibus 

Construção Civil: casas, prédios e pontes  

Lazer: piscinas, raquetes, brinquedos, bicicletas.

A leveza é uma das principais características dos compósitos e é por esta razão, que estão sendo utilizados nestas indústrias. Além disso, esse tipo de material possui outros fatores positivos como a elevada resistência mecânica aliada ao baixo custo de investimento em processos de fabricação, proporcionando a flexibilidade e otimização dos projetos.

A Diprofiber vem desde 1995 oferecendo as melhores soluções em matérias-primas para fabricação de inúmeros componentes e projetos ligados aos principais setores econômicos. Contamos com parceiros renomados mundialmente, sempre trazendo tecnologias e inovações para os clientes e consumidores. Nossa linha conta com diversos materiais, como  resinas de base poliéster, mantas de RTM e Pultrusão, tecidos em fibra de vidro, tecidos em fibra de carbono e materiais de núcleo.