Resina poliéster

A resina poliéster se constitui em uma família de polímeros, de alto peso molecular, resultante da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis, classificando-se como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo especificamente dos tipos de ácidos utilizados, que irão caracterizar o tipo de ligação entre os átomos de carbono da cadeia molecular.

Poliéster Saturado

O Poliéster Saturado é obtido pela reação entre um bi-álcool e um bi-ácido saturado, resultando em um produto termoplástico, cuja cadeia molecular é composta apenas por uma simples ligação entre átomos de carbono. Isso caracteriza a flexibilidade dos produtos obtidos com o poliéster saturado,  que pode ser utilizado com ou sem reforço, sendo encontrado em diversas aplicações, como filmes plásticos, fibras sintéticas, plastificantes etc.

Poliéster Insaturado

Ele é obtido pela reação entre um ácido insaturado, um ácido saturado e um bi-álcool, resultando em um produto termofixo, cuja cadeia molecular é composta por simples e duplas ligações entre átomos de carbono. O Poliéster Insaturado é diluído em um monômero vinílico, tradicionalmente Estireno, objetivando facilitar sua utilização.

A Resina Poliéster Insaturada, disponibilizada pela Diprofiber, é um produto empregado em diversas aplicações na indústria dos materiais compósitos poliméricos.

Dentre os tipos disponíveis no mercado, destacamos os seguintes:

Ortoftálica
Recomendada para aplicação de uso geral, como botões, telhas, piscinas, caixas d´água etc.

Ortoftálica PET
Possui propriedades similares à ortoftálica comum, mas com menor resistência aos raios ultra-violeta (UV), amarelando com facilidade. Entretanto, apresenta desempenho ligeiramente superior à resistência da hidrólise.

Apresenta em sua composição a inclusão de ácidos tereftálicos reciclados, com destaque para o PET (polietileno tereftalato).

Blendas e DCPD
Resinas com propriedades excepcionais, em que se destacam a menor contração, o alto poder de umectação das fibras de reforço e a menor liberação de materiais voláteis durante seu processamento. São recomendadas para aplicações na indústria automotiva, náutica, entre outras.

Isoftálica
Resina com propriedades superiores aos demais tipos. Recomendada para aplicações em ambientes corrosivos.

Isoftálica com NPG (Neo Pentil Glicol)
Resina com propriedades ligeiramente superiores às isoftálicas comuns. Recomendada para aplicações em ambientes corrosivos, com destaque para aplicações expostas à umidade.

Viniléster (estér-vinílica)
Resina que apresenta resistência química elevada, possuindo ótimo desempenho para aplicações em contato direto e permanente, com altas temperaturas e produtos químicos agressivos. Recomendado para fabricação de Gel-Coats de alta performance, principalmente, para os tipos destinados à fabricação de moldes.

Resina Poliéster Insaturada – Tipos Disponibilizados:

Resina Ortoftálica

Resina Ortoftálica PET

Resina Isoftálica

Resina Isoftálica NPF

Resina Viniléster (estér-vinílica)

O poliéster insaturado é uma resina termofixa obtida através da reação de esterificação com álcoois e ácidos polifuncionais, posteriormente dissolvidos em monômeros copolimerizáveis. Os poliésteres são classificados em função da matéria-prima empregada na sua fabricação.

APLICAÇÕES
Tubos, tanques, mármore sintético, telhas, piscinas, caixas d’água, pias, banheiras, spas, calhas, quiosques, torres de resfriamento, perfis estruturais, orelhões, pás eólicas, reatores elétricos, barcos, peças automotivas, peças para tratores, ônibus, caminhões, botões, massa plástica, gel coat, Bijuterias, bolas de bilhar, etc.

FORNECIMENTO
A Diprofiber tem parceria com os principais fabricantes de resinas do brasil e do mundo. Dentre os produtos oferecidos a mercado , podemos destacar as seguintes resinas:

Isoftálica – Aplicações: piscinas e banheiras. Ortoftálica – Aplicações: laminados em geral. Ortoftálica Cristal – Aplicações: telhas, botões, domos. Tereftálica – Aplicações: tanques, canos.

LINHA NORD
Linha de resinas específica para fabricação de moldes em compósito. Resinas e Gel coats de baixo pico exotérmico e zero contração que garantem uma eficiência de fabricação e resultam em uma vida útil maior do ferramental.