Fibras de Aramida

A fibra de aramida (poliamida aromática) é uma fibra sintética, obtida a partir de nylons aromáticos, em que as moléculas formam cadeias longas e altamente orientadas. As aramidas não derretem, se decompõem em temperaturas relativamente elevadas de 427ºC a 482ºC. As temperaturas de decomposição variam conforme a taxa de elevação da temperatura e o tempo de exposição. Sua baixa densidade (peso específico 1,45 g/cm³) é o grande atrativo das aramidas por conta das altas propriedades específicas. 

Muito leve e resistente, de cor amarelada, possui excelentes propriedades, tais como, resistência mecânica, térmica, à abrasão, à corrosão, ao impacto e ao fogo, estabilidade dimensional, características que proporcionam ao produto um amplo campo de aplicações, como por exemplo, em produtos de balística e segurança pessoal (capacetes, coletes, jaquetas, roupas de bombeiro, luvas, etc), na blindagem de automóveis, entre outros. 

Os tecidos podem ser encontrados em tramas unidirecionais e bidirecionais com diferentes padrões de costura e em diversas gramaturas, bem como em tecidos pré-impregnados (prepreg) com resina epóxi, poliéster ou estervinílicas. E também podem ser encontradas em formato híbrido, combinadas a fibras de vidro ou carbono.